-
Arquitetos: Neri&Hu Design and Research Office
- Área: 974 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Runzi Zhu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Próximo ao 5º anel viário no nordeste de Beijing, o local escolhido para o projeto faz parte de uma área industrial outrora próspera com sua própria estação ferroviária chamada Langyuan. No passado, ela era usada para transportar mercadorias de dentro e fora da cidade.
Hoje o bairro está passando por uma fase de transição, e a Neri&Hu foi chamada para projetar a reutilização adaptativa de um antigo galpão usado para a produção de tecidos de algodão transformando-o no escritório principal e loja conceito da histórica marca de confeitaria de Beijing chamada Lao Ding Feng, fundada em 1911.
A estrutura original de tijolos é composta por um armazém principal e três volumes anexos, além de um pátio ajardinado. Para projetos como este, a estratégia da Neri&Hu começa sempre com uma investigação minuciosa de quais partes do edifício atualmente podem ser mantidas e restauradas, enquanto as novas adições devem não apenas respeitar o existente, mas também se contrapor a ele, para que uma distinção clara possa ser traçada entre o antigo e o novo.
O conceito de projeto é inspirado em parte pelo produto principal do cliente, doces tradicionais de estilo chinês, muitas vezes formatados em um molde decorativo, ou seja, a noção de que um recipiente pode conter ou formar o seu conteúdo. Aqui, um novo objeto de concreto é moldado no antigo envoltório de tijolos, e suas várias aberturas e espaços negativos formam os principais espaços de varejo, galeria e escritórios.
Após despejar o concreto e deixá-lo curar, fornecedores especializados o martelaram para obter uma qualidade de textura suave que contrasta e também complementa os tijolos antigos. Em certos momentos, o novo concreto interno "vazará" e aparecerá na fachada para preencher os vazios ou indicar novos acessos. Os vãos entre o novo objeto e a estrutura original tornam-se áreas flexíveis para um café e um hall polivalente. O térreo contém a área de exposição, a loja principal, o jardim e o café, enquanto o primeiro andar abriga principalmente o escritório-sede.
Atravessar o novo objeto de concreto e experimentar os espaços intersticiais entre a nova inserção e o antigo edifício traz uma sensação de conectividade entre passado, presente e futuro e confere a esta confeitaria histórica de Beijing um novo lar.